Esporte Clube Aracruz




O Esporte Clube Aracruz foi fundado em 12 de junho de 1954 com o nome Esporte Clube Sauassú, em homenagem ao antigo distrito que hoje é a sede do Município. Foi constituído para ser, inicialmente, um clube amador para a prática de esportes da comunidade local e, para tanto, teve a primeira diretoria foi formada F. Souza Neto, Artêmio Modenesi, Aurício Modenesi, Pedro Tonon, Francisco Monteiro Bermudes, João Paulo de Barcelos e Otacílio Bermudes.
Em 1956, por doação do benemérito Eugênio Antônio Bitti, o Aracruz recebeu uma área de mais de 29.000 m² para a construção de sua praça esportiva, por anos chamada de Estádio do Bambu, em função do fato de que era toda cercada pela referida planta. No final dos anos 1980, o espaço recebeu alvenaria e jogos amadores, principalmente contra Mariano, rival na época. Pela primeira vez como clube profissional, o Sauassu venceu o Campeonato Capixaba da Segunda Divisão em 1990.
Já com nome de Esporte Clube Aracruz, foi Vice-campeão da 1ª divisão em 1993, em final disputada contra o extinto Linhares Esporte Clube. Após o único rebaixamento de sua história, em 1994, paralisou suas atividades nos anos de 1995 e 1996, retornando ao Campeonato Capixaba de 1997, mais uma vez se tornando inativo de 2001 a 2006. Retornou às disputas em 2007, quando participou, sem êxito, da 2ª Divisão do Campeonato Capixaba.
Em 2010, novo retorno, vindo a se sagrar campeão Capixaba da Segunda Divisão invicto, derrotando na final a equipe do Estrela do Norte, de Cachoeiro de Itapemirim -ES.
Em 2011, com boa campanha, quase chegou à vaga nas semifinais da 1ª divisão estadual, deixando o sonho de ser campeão estadual mais uma vez adiado.
Em 2012 veio o melhor momento da histórica do clube. O Aracruz foi 2° colocado na 1ª fase do Capixabão, chegando às semifinais contra o Vitória e às finais contra o Conilon, de Jaguaré. Tendo em vista que o Estádio "Eugênio A. Bitti" não comportava a capacidade de público mínima de 5.000 pessoas, a diretoria teve que correr contra o tempo para que as reformas necessárias fossem cumpridas num prazo de 01 semana, tempo concedido após a ciência que participaria da grande decisão do Campeonato. Com problemas quanto à quantidade de operários nas obras de ampliação, insuficientes, tendo em vista que o prazo somente seria cumprido se o trabalho continuasse durante a madrugada, membros da torcida organizada ?Dragão Vermelho? compareceram ao local onde se construía a extensão das arquibancadas e passaram a trabalhar para que o sonho de realizar a grande final em casa fosse literalmente concretizado.
Com a obra concluída e o estádio autorizado pelos órgãos governamentais, o Aracruz derrotou o Conilon no dia 05 de maio de 2012 pelo placar de 4x1, sendo campeão do Campeonato Capixaba da 1ª divisão pela primeira vez, com um público de 5.000 pagantes. Em razão dessa conquista, disputou a Série D do Campeonato Brasileiro de 2012, ficando em 3° lugar em seu grupo, mas não avançando de fase.
Em janeiro de 2013, disputou contra a Desportiva Ferroviária a Copa dos Campeões do Espírito Santo, sagrando-se novamente campeão pelo placar de 2x1. Em 2013, também, disputou a Copa do Brasil, vindo a ser eliminado, na 1ª fase, pelo Joinville-SC, após empatar em casa por 1x1 e a perder em Santa Catarina por 0x1. Ainda em 2013, o Dragão foi mais bem classificado na 1ª fase do Campeonato Capixaba da 1ª divisão, garantindo a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, classificando para as semifinais contra o Real Noroeste, de Águia Branca-ES.
Após perder por 2x1 fora, ganhou a partida de volta por 4x2, passando novamente à grande final, contra a Desportiva. Desta vez, porém, após empatar por 1x1 o jogo de ida em Cariacica-ES, o Aracruz perdeu por 1x2 em casa, razão pela qual ficou com o vice-campeonato. O resultado contra os grenás, porém, não retirou do Dragão o título de maior público acumulado, mais de 22.000 pagantes, e maior renda acumulada do Estado, mais de R$220.000,00 (vinte e dois mil reais.)
Outra vez na disputa do Campeonato Brasileiro Série D, o clube não logrou êxito, vindo a ser eliminado novamente na 1ª fase.
Com várias dívidas advindas da gestão anterior, em razão da participação no Campeonato Capixaba de 2013, a atual diretoria luta para aumentar a quantidade de associados e buscar recursos financeiros para trazer o futebol profissional de volta.
.......
Conselho de Administração
Presidente: Eduardo Silva Bitti
Vice-Presidente: Valdir Fonseca Lima
Vice-presidente Administrativo-financeiro: Hérich Bitti Loureiro
Vice-presidente de Esportes: Fernando Cerri

Conselho Deliberativo
Presidente: Edmilson Almeida Costa
Vice-presidente: Miguel Pissinate Neto

Conselho Fiscal
Presidente: Aroldo Rampinelli

    Stadium, Arena & Sports Venue, Gym/Physical Fitness Center

      Facebook page

      Rua XV de Novembro, Aracruz, Brazil

   
Monday
08:00-17:00
Tuesday
08:00-17:00
Wednesday
08:00-17:00
Thursday
08:00-17:00
Friday
08:00-17:00
Saturday
Closed
Sunday
Closed


Leave a comment




"Find your fav relax venue... in one click"